Feitos artesanalmente, são resistentes ao tempo e ao uso

Ele já esteve em alta por anos a fio. Depois, sumiu das casas e dos ambientes comerciais sem nem deixar rastro. Agora, o ladrilho hidráulico volta com tudo, pontuando uma tendência que veio novamente para ficar.

O retorno desse material está ligado à necessidade de criar ambientes aconchegantes onde a tendência de misturar o antigo com o moderno resulta em um espaço mais intimista. Sem falar de seu apelo artesanal – outro gancho de sucesso garantido.

É BOM SABER
Hoje em dia, há no mercado muitas cerâmicas e porcelanatos que imitam o ladrilho hidráulico. Com grandes dimensões ou sem variação de tonalidades, essas peças são mais tecnológicas, mas não possuem o charme artesanal que os originais proporcionam ao projeto.
Ana Paula Garrido – O Estado de S.Paulo
Resistente e ao mesmo tempo sensível a produtos abrasivos; indicado para qualquer cômodo, mas com cuidados na hora da instalação: assim é o ladrilho hidráulico, que, com seus desenhos e combinação de cores, têm reconquistado seu espaço na decoração.

“Ele fez muito sucesso nos anos 30, 40 – na casa do meu avô tinha. Depois foi esquecido e agora voltou à moda porque os desenhos dão um toque exclusivo ao ambiente”, observa a arquiteta Siomara Leite.

E, mesmo com a forma igual, dá para ter uma peça única.

“Basta inverter as cores para a resposta visual ser diferente”, comenta o diretor da Casa Franceza, Jorge Wiszniewiecki.

Outra vantagem é que ele vai bem em qualquer cômodo, da sala à cozinha, e no piso ou parede.

Por outro lado, prepare-se para ser paciente.

A fabricação, manual, demora . Mas o ponto-chave está mesmo na instalação.

“A mão de obra precisa ser especializada e caprichosa para não perder o material, que não é barato”, avisa Wiszniewiecki
Charme e nostalgia
A nostalgia toma conta do design de interiores. Em alta, os ladrilhos hidráulicos aparecem cada vez mais em projetos contemporâneos. Eles dão um aspecto retrô ao ambiente mesmo que usado somente como um detalhe especial. A versatilidade do ladrilho é a sua principal vantagem. Do rústico ao moderno, essa opção combina com quase todas as ocasiões.

“Esse revestimento é extremamente ecológico. Usa-se apenas as mãos para produzi-lo. Também é antiderrapante e fácil de aplicar. A beleza é outro atributo desse material. Com criatividade, cria-se composições fantásticas de cores e desenhos”, explicou Cioli.

A paixão por esse tipo de revestimento realmente atingiu em cheio a arquitetura. Responsável por resgatar e valorizar a beleza do passado, o ladrilho é uma tendência com charme especial, que ganhou força nos projetos por causa da sua possibilidade de explorar ricos detalhes e infinidade de combinações.

Bonitos e charmosos, os ladrilhos fazem parte da história europeia
Mesmo um elemento decorativo marcante, ladrilho pede decoração e ajuda a realçar peças e móveis coloridos

Não existe nenhum registro contundente sobre o uso do ladrilho hidráulico nas construções arquitetônicas, mas há relatos que associam o revestimento aos antigos mosaicos bizantinos. No entanto, o ladrilho foi largamente aplicado na Europa como revestimento de parede e piso no final do século 19, quando viveu seu apogeu.

Chegaram ao Brasil provenientes de Portugal, França e Bélgica. No início do século 20, os segredos das técnicas de manufatura do ladrilho foram passados aos imigrantes residentes no Brasil e, então, começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas. Ainda é possível ver a presença desse revestimento em edifícios imponentes de valor histórico em várias cidades do país.

Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos materiais, o ladrilho hidráulico caiu em desuso por longo período, sendo visto apenas em calçadas. A retomada do revestimento na arquitetura ocorre por volta do final do século 20, quando o ladrilho hidráulico volta a ser objeto de desejo dos apreciadores desse material, sendo visto em projetos de interiores de destaque, como nas mostras anuais que ocorrem em diversas cidades do Brasil.
O queridinho na decoração e projetos de design…o LADRILHO HIDRÁULICO! Você sabia que tem esse nome porque passa cerca de 8 horas debaixo da água para cura?

Hoje, queridinho na decoração, muito utilizado em interiores como em exteriores, são placas de concreto de alta resistência ao desgaste usados para acabamentos de pisos e paredes, sobre mesas, bancadas e tudo mais o que a criatividade alcançar.

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico é um tipo de revestimento fabricado artesanalmente em moldes de ferro, são feitos de cimento branco, quartzo, diabasio e pó de pedra. Podem ser coloridos com até cinco tons, com base em 30 cores de tinta. É muito requisitado por sua resistência e qualidades decorativas.

À partir da paginação é possível fazer as mais lindas formas com resultados que emocionam!!! Podem ser usados em banheiros, varandas, salas, quartos, cozinhas, borda de piscinas, rodapés, escadas e como piso de alta resistência.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Receba os melhores conteúdos sobre a Ladrilart! Cadastre-se agora para receber nossa Newsletter.

Onde estamos

Entre em contato com nosso setor comercial e solicite um orçamento.
Central de Atendimento Rua Felisberto Leopoldo, nº 201, Bairro Santa Teresa
Ponte Nova-MG - CEP: 35430-000
E-mail: ladrilart@ladrilart.com.br
(31) 3817-1140